Financiamento à Pesquisa em Curso

Linha de Pesquisa
Título do projeto
Responsável e integrantes da equipe
Agencia de financiamento / Edital
Vigência
 
 
 
 
 
 
 
 
1 - Formação de Professores e Práticas Educativas
 
 
 
 
Crianças quilombolas e suas contribuições para
Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Quilombola.
Profa. Dra. Maria Walburga dos Santos
CNPq - Universal
Até 30 de novembro de 2018
OBEDUC em rede - Rede Colaborativa de Práticas na formação de professores que ensinam matemática: múltiplos olhares, diálogos e contextos
Profa. Dra. Renata Prenstteter Gama (Coodenadora) Profa.
Dra. Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama (integrante)
 CAPES
 2013-2017
O professor de Química e o processo Reflexivo: relações estabelecidas entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente e suas implicações no ensino
Prof. Dr. João Batista Dos Santos Junior (integrante)
 FAPESP
2017 
O PIBID na trajetória profissional dos formadores de professores em início de carreira no Ensino Superior
Profa. Dra. Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama (coordenadora)
CNPq
2017-2018
Estudo comparativo de políticas e práticas institucionais de iniciação e inserção docente
Profa. Dra. Renata Prenstteter Gama (Coodenadora)Profa. Dra. Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama (integrante)
CAPES
2018-2019
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
2. Educação, Comunidade  e Movimentos Sociais
O campo de estudos de juventude no Brasil e suas interfaces com a educação e o trabalho: balanço e perspectivas da produção acadêmica (2007-2017)
Profa. Dra. Maria Carla Corrochano
 
CNPQ - Universal
2017 a 2020 
Citadel: cidadãos inteligentes para cidades participativas
 Prof. Dr. Elmir de Almeida (USP-Ribeirão)
Prof. Dr. Gonzalo Xavier (Universidade Complutense de Madri)
 
União Iberoamericana de Universidades
2017 a 2018
Coletiva Jovem
Profa. Dra. Maria Carla Corrochano (coordenadora)
FAPESP e IDRC- Canadá
2018-2020
Fortalecendo nós
Prof. Dr. Marcos Roberto Vieira Garcia (coordenador)
SENAD – Secreta-ria Nac. de Política sobre Drogas
2015-2018
O campo de estudos de juventude no Brasil e suas interfaces com a educação e o trabalho: balanço e perspectivas da produção acadêmica
Profa. Dra. Maria Carla Corrochano (coordenadora)
Profa. Dra. Dulcinéia de Fátima Ferreira (participante)
CNPq
2017-2020
O que se quer (contra) dizer?: Gênero, sexualidade e política em grafites de centros urbanos e históricos - um estudo de Roma, Itália
Pofa. Dra. Viviane Melo de Mendonça (coordenadora)
FAPESP
2018-2019
Ciudadanos inteligentes para ciudades participativas – CIDATEL
Profa. Dra. Maria Carla Corrochano (participante)
Universidad Complutense de Madri
2017-2018
Youth vulnerabilities to STI/HIV and to dating violence: evaluating a human rights based psychosocial intervention
 Prof. Dr. Marcos Roberto Vieira Garcia (participante)
FAPESP
2018-2022
Sistematización de experiencias que impulsan la permanencia, reingreso y finalización de la educación secundaria en Argentina, Uruguay y Brasil
Profa. Dra. Maria Carla Corrochano (coordinadora-Brasil)
Prof. Dr. Marcos Francisco Martins(participante)
PNUD
2018-2019
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
3 – Teorias e Fundamentos da Educação
Fundamentos da educação não escolar: análise das concepções de cidadania que orientam práxis educativas de movimentos sociais
Prof. Dr. Marcos Francisco Martins
CNPq / Programa Bolsa de Produtividade em Pesquisa - PQ
Fev. de 2017 a fev. de 2021
Formas de resistência ao retorno das teorias educacionais tradicionais: a resposta à construção do consentimento
Profa. Dra. Jane Barros Almeida
Supervisor: Prof. Dr. Marcos Francisco Martins
CAPES / PNPD – Programa Nacional de Pós-Doutorado
Dez. de 2016 a dez de 2018
Trabalho e educação na Região Metropolitana de Sorocaba/SP (RMS): a incidência da noção de trabalho na concepção e na prática de docentes da rede pública estadual
Prof. Dr. Marcos Francisco Martins (coordenador)
 Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 - Universal/Faixa C
 2019-2021
Conselhos Municipais de Educação da Região
Metropolitana de Sorocaba (RMS): a qualidade socialmente referenciada entre iniciativas exitosas e contextos adversos
 Prof. Dr. Paulo Gomes Lima (coordenador)
Prof. Dr. Sílvio Cesar Moral Marques (integrante)
 Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 - Universal/Faixa B
2019-2021 
Fundamentos da educação não escolar: análise das concepções de cidadania que orientam práxis educativas de movimentos sociais
Prof. Dr. Marcos Francisco Martins (coordenador)
CNPq
2017-2020
Política educacional na rede estadual paulista: 1995-2018
Profa Dra. Luciana Cristina Salvatti Coutinho (participante)
FAPESP
2018-2020
Paulo Freire na atualidade: legado e reinvenção - análise de sistemas públicos de educação a partir dos anos 1990
Prof. Dr. Antonio Fenando Gouvêa da Silva (integrante)
CNPq
2018