Projetos de Pesquisa - Orientações

A biblioteca da UFSCar disponibiliza alguns modelos com sugestões para a elaboração de trabalhos acadêmicos, os quais devem ser considerados na normalização de projetos de pesquisa, os mesmos podem ser acessados pelo link: 

https://www.bso.ufscar.br/news/modelos-editaveis-para-trabalhos-academicos-atualizados

 

Como subsídio ao processo de elaboração de projetos de pesquisa na área da Educação, recomenda-se as seguintes referências:

ANDRÉ, Marli (org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 5ª edição. Campinas-SP: Papirus, 2006.

BEHRENS, Maria Aparecida e OLIARI, Anaadir Luiza Thomé. A evolução dos paradigmas na educação: do pensamento científico tradicional à complexidade. Revista Diálogo Educacional, v. 7, nº 22, p. 53 a 66, set/dez.2007, Curitiba-PR.

BENITE, Anna Maria Canavarro. Considerações sobre o enfoque epistemológico do materialismo histórico-dialético na pesquisa educacional. Revista Ibero-americana de Educação, n.º 50/4, 25 de setembro de 2009. Disponível em: <http://www.rieoei.org/deloslectores/3024Benite.pdf>. Acessado em: 02.06.2012.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org.). A pergunta a várias mãos: a experiência da pesquisa no trabalho do educador. São Paulo: Cortez, 2003. (Série Saber com o outro; v. 1)

BRESSAN, Flávio. O método do estudo de caso. Administração On Line, v. 1, nº 1, jan./fev./mar. 2000.

CARVALHO, Maria Cecília M. de (org.). Construindo o saber: técnicas de metodologia científica. Campinas-SP: Papirus, 1988.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Rio de Janeiro: Vozes, 2006.

CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e tecnológico. Ética e integridade na prática científica. Disponível em: <http://www.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm#relatorio>. Acessado em: 20.10.11.

CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE. Resolução nº 196, de 10 de outubro de 1996. (pesquisa com seres humanos)

FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Código de boas práticas científicas. Disponível em: <http://www.fapesp.br/boaspraticas/codigo_050911.pdf>. Acessado em: 10.09.2011.

FAZENDA, Ivani (org.) Metodologia da pesquisa educacional. 3ª edição. São Paulo: Cortez, 1994. (Biblioteca da Educação, série 1 – Escola; v. 11)

FIORENTINI, Dário; LORENZATO, Sérgio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Coleção Formação de Professores. Campinas: Autores Associados, 2007.

GAMBOA Silvio Sanches. Fundamentos para la investigación educativa - pressupostos epistemológicos que orientam al investigador. Santa Fé de Bogotá: Cooperativa Editorial Magistério, 1998. (Coleção Mesa Redonda; nº 66)GERALDI, Corinta Maria Grisolia, FIORENTINI, Dario, PEREIRA, Elizabete Monteiro de A. (orgs.). Cartografia do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas-SP: Mercado de Letras e Associação Brasileira do Livro (ALB), 1998. (Coleção Leituras no Brasil)

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002

GROPPO, Luis Antonio e MARTINS, Marcos Francisco. Introdução à pesquisa em educação. 2ª edição revista e ampliada. Piracicaba-SP: Biscalchin Editor, 2007.

__________. Formação de professores como pesquisadores em educação. Revista Diálogos Educacionais. Curitiba-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), v. 7, nº 22, set-dez 2007, p. 229 a 244 - disponível em http://www2.pucpr.br/reol/index.php/DIALOGO?dd1=108, acessado em 01 de agosto de 2008.

JAPIASSU, Hilton. O mito da neutralidade científica. Rio de Janeiro: Imago, 1975. (Série Logoteca)

KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. 5ª edição. São Paulo: Perspectiva, 2000.

LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 4ª edição revista e ampliada. São Paulo: Atlas, 2001.

LOMBARDI, José Claudinei (org.). Pesquisa em educação: história, filosofia e temas transversais. Campinas-SP: Autores Associados, 2000.

LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

__________ e outros (org.). O professor e a pesquisa. 5ª ed. Campinas-SP: Papirus, 2001. (Série Prática Pedagógica)

MADURO, Otto. Mapas para a festa: reflexões latino-americanas sobre a crise do conhecimento. Trad. de Ephraim F. Alves. Petrópolis-RJ: Vozes, 1994.

MARTINS, Marcos Francisco. Marx, Gramsci e o conhecimento: ruptura ou continuidade? Campinas-SP: Autores Associados; Americana-SP: Unisal, 2008 (Coleção educação contemporânea)

__________ e VARANI, Adriana. Professor e pesquisador: considerações sobre a problemática relação entre ensino e pesquisa. Revista Diálogo Educacional. Curitiba – PR: PUCPR, 2012 (mimeo)

NOVASKI, Augusto. Fenomenologia: o método. Pro-posições, v. 18, nº 1(52), jan./abr. de 2007. Disponível em: <http://mail.fae.unicamp.br/~proposicoes/textos/52-dossie-novaskia.pdf>. Acessado em: 10.04.2009.

POPPER, Karl Raimund. Conhecimento objetivo: uma abordagem evolucionária. Trad. de Milton Amado. Belo Horizonte-MG: Editora Itatiaia; São Paulo-SP: Editora da USP, 1975. (Coleção Espírito do Nosso Tempo; v. 13)

__________. Conjecturas e refutações. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, s/d.

SANTOS FILHO, José Camilo e GAMBOA, Silvio Sánchez. 3ª edição. Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção Questões da Nossa Época; v. 42)

SAVIANI, Dermeval. O debate teórico-metodológico no campo da história e sua importância para a pesquisa educacional. In: SAVIANI, Dermeval, LOMBARDI, José Claudinei e SANFELICE, José Luís (orgs.). História e história da educação. Campinas-SP: Autores Associados e HISTEDBR, 1998, p. 7 a 15. (Coleção Educação Contemporânea)

SANTANA, Paulo Emílio de Assis. Uma breve análise didática dos métodos científicos positivismo, materialismo histórico e fenomenologia. Revista Cesumar – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, v. 13, nº 1, 2008. Disponível em: <http://www.cesumar.br/pesquisa/periodicos/index.php/revcesumar/article/view/680/529>. Acessado em: 22.07.2011.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2002.

SEVERINO, A. J. e FAZENDA, I. Conhecimento, pesquisa e educação. Campinas: Papirus, 2001.

SILVA JÚNIOR, Celestino Alves. Dialética e pesquisa educacional no Brasil. Disponível em: <http://www.sepq.org.br/IIsipeq/anais/pdf/mr1/mr1_5.pdf>. Acesso em: 22.03.2011.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 1988.