Projetos de Pesquisa - Orientações
A biblioteca da UFSCar disponibiliza alguns modelos com sugestões para a elaboração de trabalhos acadêmicos, os quais devem ser considerados na normalização de projetos de pesquisa, os mesmos podem ser acessados pelo link:
https://www.bso.ufscar.br/news/modelos-editaveis-para-trabalhos-academicos-atualizados
Como subsídio ao processo de elaboração de projetos de pesquisa na área da Educação, recomenda-se as seguintes referências:
ANDRÉ, Marli (org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 5ª edição. Campinas-SP: Papirus, 2006.
BEHRENS, Maria Aparecida e OLIARI, Anaadir Luiza Thomé. A evolução dos paradigmas na educação: do pensamento científico tradicional à complexidade. Revista Diálogo Educacional, v. 7, nº 22, p. 53 a 66, set/dez.2007, Curitiba-PR.
BENITE, Anna Maria Canavarro. Considerações sobre o enfoque epistemológico do materialismo histórico-dialético na pesquisa educacional. Revista Ibero-americana de Educação, n.º 50/4, 25 de setembro de 2009. Disponível em: <http://www.rieoei.org/deloslectores/3024Benite.pdf>. Acessado em: 02.06.2012.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org.). A pergunta a várias mãos: a experiência da pesquisa no trabalho do educador. São Paulo: Cortez, 2003. (Série Saber com o outro; v. 1)
BRESSAN, Flávio. O método do estudo de caso. Administração On Line, v. 1, nº 1, jan./fev./mar. 2000.
CARVALHO, Maria Cecília M. de (org.). Construindo o saber: técnicas de metodologia científica. Campinas-SP: Papirus, 1988.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Rio de Janeiro: Vozes, 2006.
CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e tecnológico. Ética e integridade na prática científica. Disponível em: <http://www.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm#relatorio>. Acessado em: 20.10.11.
CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE. Resolução nº 196, de 10 de outubro de 1996. (pesquisa com seres humanos)
FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Código de boas práticas científicas. Disponível em: <http://www.fapesp.br/boaspraticas/codigo_050911.pdf>. Acessado em: 10.09.2011.
FAZENDA, Ivani (org.) Metodologia da pesquisa educacional. 3ª edição. São Paulo: Cortez, 1994. (Biblioteca da Educação, série 1 – Escola; v. 11)
FIORENTINI, Dário; LORENZATO, Sérgio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Coleção Formação de Professores. Campinas: Autores Associados, 2007.
GAMBOA Silvio Sanches. Fundamentos para la investigación educativa - pressupostos epistemológicos que orientam al investigador. Santa Fé de Bogotá: Cooperativa Editorial Magistério, 1998. (Coleção Mesa Redonda; nº 66)GERALDI, Corinta Maria Grisolia, FIORENTINI, Dario, PEREIRA, Elizabete Monteiro de A. (orgs.). Cartografia do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas-SP: Mercado de Letras e Associação Brasileira do Livro (ALB), 1998. (Coleção Leituras no Brasil)
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002
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