Internacionalização

O processo de consolidação do PPGEd-So passa, necessariamente, pela internacionalização. Esse desafio tem sido enfrentado de diversas maneiras, como é o caso de participação em eventos internacionais, publicações em periódicos do exterior (cf. a aba “produção intelectual”), acordos e intercâmbios entre docentes e grupos de pesquisa (cf. a aba “intercâmbios internacionais”). Cabe destacar que nos últimos anos temos avançado em estabelecer parcerias internacionais consolidadas e em processo avançado de consolidação.

 

ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL DE DOCENTES DO PROGRAMA NO EXTERIOR

- UNIVERSITÁ SAPIENZA DI ROMA – ITÁLIA: Profa. Viviane Melo de Mendonça mantêm relação com pesquisadores dessa instituição, onde articularam o desenvolvimento de pesquisas em nível de pós-doutoramento para o ano de 2018 e 2019. Durante este período está também cadastrada como como Visiting Professor no Dipartamento di Storia, Disegno e Restauro Dell'Arquitetura da Università degli Studio di Roma La Sapienza-IT, atuando com estudos interdisciplinares sobre os discursos de gênero, feministas, queer e de sexualidades em grafites e street art inscritos na cena urbana e histórica das cidades junto a Profa. Dra. Antonella Romano, professora deste departamento;

- UNIVERSITÁ SAPIENZA DI ROMA – ITÁLIA: Profa. Kelen Christina Leite articulou-se com esta instituição e desenvolveu estágio pós-doutoral entre 2018 e 2019;

- UNIVERSIDAD NACIONAL AUTÓNOMA DE MÉXICO - UNAM: o Prof. Dr. Silvio César Moral Marques está articulado ao Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación - IISUE -, da Universidad Nacional Autónoma de México - UNAM. Nesta instituição realizou, em 2018, o estágio Pós-doutoral (período: de 19/03/2018 a 18/03/2019);

UNIVERSIDAD DE BURGOS - UBU: Profa. Dra. Maria José Fontana Gebara realizou pós-doutorado na Universidad de Burgos, UBU, na Espanha, entre 2016-2017.

  

PARTICIPAÇÃO DE DOCENTES ESTRANGEIROS EM ATIVIDADES DO PPGED-SO

- Profa. Dra. Susana Gonzalez Mateo - Universidade de Burgos - Espanha: participação na banca de Damaris Camata Soares (orientadora: Profa. Dra. Maia José Fontana Gebara), que apresentou a dissertação intitulada “Análise da temática Educação Ambiental nos livros didáticos de Biologia do PNLD 2018”;

- Profa. Dra. Susana Esther Jorge-Villar - Universidade de Burgos - Espanha: participação como co-orientadora do doutorado da Bianca Araci de Figueiredo, com a tese "PERCEPÇÃO DA CIÊNCIA DE FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA: UM ESTUDO COMPARADO BRASIL E ESPANHA";

- Isabel Ferin – Universidade de Coimbra – Portugal: participação no “II Seminário Ciência, Políticas e Metodologias de Pesquisa: diálogos Brasil e Portugal”, para dele participar com a apresentação do trabalho intitulado “Metodologia de Pesquisa em Ciências Humanas, com ênfase em Comunicação”;

- Renato Miguel do Carmo (ISCTE – Portugal): participação no “II Seminário Ciência, Políticas e Metodologias de Pesquisa: diálogos Brasil e Portugal”, para dele participar na “Mesa Desigualdades e políticas: o papel da ciência”;

Alberto J. Cañas - Institute for Human and Machine Cognition (IHMA - USA): participação no "IX Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa";

Julia Flores Espejo – Universidad Pedagógica Experimental Libertador (Venezuela): participação no "IX Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa";

- Ricardo Chrobak  - Universidad Nacional del Comahue/Argentina: participação no "IX Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa";

- María Alejandra Pedragosa – Universidad Nacional de la Plata/Argentina: participação no "IX Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa";

- Analía Mirta Palacios - Universidad Nacional de la Plata/Argentina: participação no "IX Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa";

- Joseph Donald Novak – Cornell University e Institute for Human and Machine Cognition (IHMA- USA): participação de forma remota no "IX Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa".

 

PARTICIPAÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES EM EVENTOS NO EXTERIOR

- o Prof. Dr. Marcos Francisco Martins: participou do 6th International Congress of Educational 
Sciences And Development, em Setúbal, Portugal, no qual apresentou o trabalho intitulado “Freire e Saviani: proximidades e distanciamentos entre a pedagogia da libertação e a pedagogia histórico-crítica”;

- a Profa. Dra. Maria Carla Corrochano participou da Comissão Organizadora e apresentou trabalho no VI Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação, na mesa 2: “Preparar para futuros incertos: dilemas escolares nos percursos de mobilidade”, realizada no dia 27 de novembro de 2018; 

- a Profa. Dra. Maria Carla Corrochano apresentou, com Symaira Poliana Nonato, o trabalho intitulado “Youth Pathways. The scholling and work process of young people from the metropolitan area of Belo Horizonte – Brazil”, no XIX ISA Wordl Congress of Sociology, reallizado em Toronto, Canadá, entre os dias 15-21 de julho de 2018;

- a Profa. Dra. Maria Carla Corrochano ministrou o curso "As relações entre os indivíduos e a ação coletiva: os jovens como operadores dos dilemas das sociedades contemporânea", com Marilia Pontes Sposito (USP) e Elmir de Almeida (USP Ribeirão), entre os dias 15, 16, 17, 18 de agosto de 2018, na Faculdade Latino Americana de Ciencias Sociais (FLACSO), Buenos Aires, Argentina;

- a Profa. Dra. Maria Carla Corrochano apresentou a comunicação “Participation en las instituciones educativas”, com Elmir Almeida (USP Ribeirão), Marilia Pontes Sposito (USP), Felipe Tarabola (USP) e Marilena Nakano (CUFA), no VII Congreso Iberoamericano de Pedagogia: La innovacion y el futuro de la educación para un mundo plural, organizado pela Universidade Nacional Três de Febrero e a Sociedade Espanõla de Pedagogia, entre os dias 14 e 17 de agosto de 2018, Buenos Aires, Argentina;

- a Profa. Dra. Maria Carla Corrochano apresentou o trabalho: Cidadanías, agendas y políticas juveniles, realizada no dia 14 de agosto, no Instituto de Investigationes Gino Germani, Universidade de Buenos Aires, no marco da oficina do projeto: Educacion Civica para Ciudadanos Inteligentes;

- o Prof. Dr. Hylio Laganá Fernandes apresentou o trabalho: Creatividad, Formacion de Profesores y Comics no VI Congreso Internacional de Formación Inicial Docente, realizado na Universidad de la Serena, no Chile;

- o Prof. Dr. Hylio Laganá Fernandes apresentou o trabalho: Perspectiva Femenina y Roles de Genero en una realidad escolar en Brasil no VI Congreso Internacional de Formación Inicial Docente, realizado na Universidad de la Serena, no Chile;

- o Prof. Dr. Hylio Laganá Fernandes apresentou o trabalho: Segregacion Horizontal: un desafio para la educacion de mujeres no VI Congreso Internacional de Formación Inicial Docente, realizado na Universidad de la Serena, no Chile;

- a Profa. Dra. Maria Walburga dos Santos participou do “XVI Congreso Centroamericano de Sociología. Territorios, poderes y resistencias en Centroamérica: ¿Viejos conflitos, nuevas miradas?”, em Antigua - Guatemala, em maio de 2018, quando apresentou a comunicação "Teorías feministas y de género en la formación docente: compromiso académico y político en la defensa de los derechos de las mujeres, de las niñas pequeñas y de los niños pequeños", com autoria partilhada com as professoras Daniela Finco (UNIFESP) e Patricia Dias Prado (USP);

- a Profa. Dra. Maria Walburga dos Santos participou do “Colóquio: o brincar e o brinquedo no quotidiano e na História”, realizado na Universidade de Coimbra, onde ministrou a palestra intitulada "Crianças brasileiras e seus brinquedos: contribuições para a História e Historiografia", em 15 de dezembro de 2018;

- a Profa. Dra. Maria Walburga dos Santos participou como professora assistente (comentadora) dos projetos de mestrado do programa de pós-graduação em educação da Universidade de Coimbra, em 14 de dezembro de 2018.

- o Prof. Dr. Antonio Fernando Gouvêa da Silva ministrou palestra no “Congresso Paulo Freire 2018 - O pensamento dialógico e a educação como prática da liberdade. Enfrentar os desafios de uma sociedade inclusiva com Freire ", realizado entre 9-11 de novembro de 2018, na Universidade de Hamburgo – Alemanha. O título da referida palestra, no Fórum 8, foi “A construção do currículo crítico freireano em escolas públicas brasileiras: a práxis humanizadora no cotidiano da educação básica”.  

A Profa. Dra. Maria José Fontana Gebara apresentou, em 2017, os seguintes trabalhos no congresso internacional “12th Conference of the European Sci- ence Education Research Association”, sendo eles:  “THE INFLUENCE OF FAMILY INCOME ON THE PERFORMANCE OF STUDENTS IN THE NATIONAL HIGH SCHOOL EXAM (ENEM) IN BRAZIL” e o Cinematographic language: A pedagogical resource for the formation of scientific concepts”.

 

PARTICIPAÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES EM GRUPOS DE PESQUISA NO EXTERIOR

- ASSOCIAÇÃO LATINOAMERICANA DE ESTUDOS DO TRABALHO: a Profa. Dra. Maria Carla Corrochano atua na Coordenação do "GT 10.3 Políticas públicas y juventud: experiencias y desafíos en la inserción laboral de jóvenes". Além dela, fazem parte da referida Coordenação a Profa. Dra. Laís Abramo (CEPAL, Santiago de Chile, Chile) e Profa. Dra. Agustina María Corica (FLACSO Argentina);

- CENTER FOR LATIN AMERICAN STUDIES, UNIVERSITY OF FLORIDA: a Profa. Dra. Viviane Melo de Mendonça estabeleceu parceira para a realização de pesquisas na área com a Profa. Dra. Tanya Saunders (Associate Professor). A Profa. Saunders participou do II Simpósio de Estudos de Gênero e Diversidade Sexual, realizado em 01 de junho de 2016, na UFSCar campus Sorocaba, e desde 2017 articulam outras iniciativas para desenvolvimento nos anos posteriores.

 

PUBLICAÇÕES INTERNACIONAIS

FORTUNATO, I.; DIAS, A. M. I. Gender issues and education: the state of research in Brazil. POLICY FUTURES IN EDUCATION (ONLINE), v. 16, p. 1-12, 2018.

FORTUNATO, IVAN; MENA, JUANJO; SORAINEN, ANTU. Teacher education for gender, sexuality, diversity and globalization policies. POLICY FUTURES IN EDUCATION (ONLINE), v. 16, p. 147821031877051, 2018.

FORTUNATO, I.; MENA, JUANJO. Sobre a epistemologia da formação de professores. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 13, p. 1881-1895, 2018.

FORTUNATO, I. Um curso de formação continuada de professores como lócus de pesquisa-ação: relato de experiência. Estreiadiálogos, 2018. 

OLIVEIRA, JÉSSICA ASSUMPÇÃO; LOURENCO, S. S.; FERNANDES, H. L. Dinâmicas em sala de aula: liberdade e interação social na produção do conhecimento. REVISTA INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (RIPF), v. 3, p. 1-19, 2018.

SANTOS JR, J. B.; SOUSA, F. L.; MARCONDES, M. E. R. Estágios da colaboração: um instrumento para investigar a evolução das interações de professores de Química inseridos em um grupo colaborativo. REEC. REVISTA ELECTRÓNICA DE ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, v. 17, p. 360-379, 2018.

CORROCHANO, M.C. A presença e os sentidos do trabalho para a juventude no Brasil: olhares em um contexto de expansão das políticas públicas. In: MIRANDA, Ana; FREY, Ada Frytes; CORICA, Agustina (orgs). Entre la educación y el trabajo: la construcción cotidiana de las desigualdades juveniles en América Latina. Buenos Aires: CLACSO, 2018. Libro Digital, PDF, p. 191-206. ISBN: 978-987-722-321-7.

VILLAGRA, J. A. M. (Org.) ; GEBARA, M. J. F. (Org.) . Estrategias Didácticas para la Enseñanza de la Física. 1. ed. Burgos: Universidad de Burgos, 2018. v. 1. 222p .

SANTOS, J. N. ; GEBARA, M. J. F. . O FILME NA ESCOLA: REPERCUSSÕES DE SUA UTILIZAÇÃO NAS AULAS DE CIÊNCIAS. Enseñanza de las Ciencias, v. I, p. 4170-4174, 2017.

- SANTANA, P. M. C. ; GEBARA, Maria J. F. . OS GESTORES ESCOLARES E SUAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: RELAÇÕES E IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS EM SALA DE AULA. Enseñanza de las Ciencias, v. I, p. 3189-3193, 2017.

- MORAES, L. E. ; GEBARA, M. J. F. . A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES BRASILEIROS SOBRE A UTILIZAÇÃO DA FÍSICA AMBIENTAL EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO. Enseñanza de las Ciencias, v. I, p. 3231-3236, 2017.

  

PROJETOS DE PESQUISA INTERNACIONAIS E/OU INTERINSTITUCIONAIS

 - UNIVERSIDAD COMPLUTENSE DE MADRID: a Profa. Dra. Maria Carla Corrochano participa como pesquisadora colaboradora do Projeto Ciudadanos inteligentes para ciudades participativas - CIDATEL. Período: 2017-2018, coordenado pelo Prof. Dr. Gonzalo Jover (Universidad Complutense de Madrid). Financiador: União Ibero-americana de Universidades (UIU). Participam deste projeto pesquisadores da Universidade de São Paulo/ São Paulo, Universidade de São Paulo/ Ribeirão Preto, Universidade Federal de São Carlos / campus Sorocaba, Universidad Complutense de Madrid (UMC), Universidad de Barcelona (UB), Universidade de Buenos Aires (UBA) e Universidade Autônoma do México (UNAM). Descrição: El proyecto colaborativo parte de la concepción de que las ciudades inteligentes deben diseñarse no sólo en base a una estructura y servicios tecnológicos. La experiencia de ciudadano debe construirse a partir de aprendizajes previos que puedan dar lugar al desarrollo de experiencias que consoliden una convivencia democrática. El objetivo es estudiar la brecha existente entre la experiencia cívica de los jóvenes en los espacios de educación formal y su vida en el entorno ciudadano, tomando como punto de partida las investigaciones de los grupos de investigación participantes. La colaboración inclui la elaboración de una base de datos con investigaciones internacionales sobre las discontinuidades en la experiencia cívica, una investigación colaborativa en la que se llevará a cabo un grupo de discusión con adolescentes y jóvenes en los entornos urbanos de las cinco universidades y dos workshops donde los equipos participantes presentarán avances de sus investigaciones en curso, incluyendo el trabajo de campo;

- UNIVERSIDADE DE ALGARVE - UALG (Portugal): protagonizado pelo Prof. Dr. Paulo Gomes de Lima, está sendo celebrado o Convênio entre o PPGEd-So e a Universidade do Algarve (Pt), cuja centralidade é o desenvolvimento de projetos conjuntos, ampliando o diálogo e contribuições da experiência brasileira, portuguesa e europeia, transversalizado pelo debate educacional contemporâneo. Projeto em interlocução com a participação da CIEO Rossana Barros (UALG), a partir do Geplage (UFSCar-So): Conselhos Municipais de Educação da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS): a qualidade socialmente referenciada entre iniciativas exitosas e contextos adversos. Um segundo momento da parceria, é a replicação do projeto na experiência portuguesa. Status do Convênio: em tramitação;

- UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA E UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE, MOÇAMBIQUE: a Profa. Dra. Kátia Regina Moreno Caiado, ao supervisionar a pesquisa de pós-doutoramento do funcionário público do Ministério da Educação da República de Moçambique, Prof. Dr. Luís Alfredo Chambal, vinculado ao PPGEd por meio do PNPD-CAPES, articulou o intercâmbio para aquele e outros países africanos de língua portuguesa, na tentativa de consolidar parceiras “Sul-Sul” no âmbito do ensino e da pesquisa. Em 2014, a Profa. Dra. Heulália Charalo Rafante (à época, docente do PPGEd-So) e a Profa. Dra. Kátia Regina Moreno Caiado realizaram uma visita técnica à Maputo, Moçambique, na área da Educação Especial, quando foram recebidas no Ministério da Educação, Ministério da Mulher e da Ação Social, Universidade Pedagógica e Universidade Eduardo Mondlane. Desse profícuo encontro, foram elaboradas uma série de iniciativas entre Brasil e Moçambique, realizadas entre os anos de 2015 a 2017. Duas atividades de intercâmbio ocorreram em 2017: a) visita da Profa. Crisalita Djeco, da Universidade Pedagógica de Moçambique (campus Maxixe) ao Brasil, para participar do Colóquio do NEPEDE-EEs (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Direito à Educação - Educação Especial/ UFSCar), articulado pela Profa. Dra. Kátia Regina Moreno Caiado; b) a Profa. Heulália Charalo Rafante e a Profa. Adriana Cunha, pelo NEPEDE-EEs, foram a Moçambique oferecer curso no Mestrado em Educação, bem como fazer palestra e visitas técnicas. As atividades de intercâmbio por meio de estudos e pesquisas interinstitucionais continuam em desenvolvimento;

- UTRECHT UNIVERSITY - HOLANDA: Profa. Viviane Melo de Mendonça mantém contato desde 2017 com a Profa. Dra. Magdalena Gorska, do Department of Media and Cultural Studies e Graduate Gender Program, da Utrecht University, do que resultou, em 2018, no planejamento para um período de intercâmbio de pesquisas que acontecerá no primeiro semestre de 2019 na Holanda;

- UNIVERSITÉ CATHOLIQUE DE L'QUEST (UCO) - FRANÇA: em 2016, a Profa. Dra. Barbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama, articulou participação em um projeto de pesquisa interinstitucional coordenado pelo professor Constantin Xypas sobre "Ascensão social por meio de estudos de estudantes de origem popular", que se encontra em execução. Decorrência dessa parceria, o Prof. Constantin Xypas fez a aula inaugural do ano de 2017 para o PPGEd-So. A partir de 2017, as docentes do PPGEd-So: Profa. Dra. Renata Prenstteter Gama, Profa. Izabella Mendes Sant’Ana e Profa. Rosa Aparecida Pinheiro passaram a integrar a proposta. O projeto foi alinhado em parceria com as seguintes universidades: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A principal iniciativa em curso é a submissão de um projeto coletivo ao CNPq, em atendimento ao "Edital/Chamada Educação básica: ensino e formação docente". Pesquisa comparada será feita com a Universidade Nova de Lisboa (UNL) Portugal e a Universidade Católica do Oeste (UCO) França;

- UNIVERSITY OF SOUTHERN CALIFORNIA (USC); SCHOOL OF PUBLIC HEALTH/UC BERKELEY; UNIVEERSITY OF BUENOS AIRES: Projeto "Youth vulnerabilities to STIs/HIV and to dating violence: evaluating a human rights-based psychosocial intervention", financiado pela FAPESP, do qual fazem parte os professores do PPGEd-So Dr. Marcos Roberto Vieira Garcia e Dra. Maria Carla Corrochano, tendo como pesquisadores associados: Prof. Sofia Gruskin; Preventive Medicine, Keck School of Medicine and the Gould School of Law, University of Southern California (USC). Director of the Global Health & Human Rights Institute; Prof. Laura Ferguson - Keck School of Medicine, University of Southern California. Director of the Program on Global Health & Human Rights; Prof Arthur Reingold - Full Professor of Epidemiology, School of Public Health/ UC Berkeley. Head of the Epidemiology division; Prof. Mario Pecheny - Full Professor of Sociology of Health, Health Policies and Political Science at the University of Buenos Aires.

- FACULTAD LATINOAMERICANA DE CIENCIAS SOCIALES-FLACSO/Argentina; UNIVERSIDADE DE LA REPUBLICA DE URUGUAY: Sistematización de experiencias que impulsan la permanencia, reingreso y finalización de la educación secundaria en Argentina, Uruguay y Brasil: os docentes Maria Carla Corrochano e Marcos Francisco Martins, bem como o egresso do PPGEd-So Ademir Barros dos Santos, integram o projeto de pesquisa, cujo objetivo é pesquisar e analisar os Programas ou Projetos que estão sendo implementados nos diversos níveis do Estado no Uruguai, Brasil e Argentina nos últimos dez anos, que promovem a retenção escolar, a reentrada no sistema educacional e a conclusão de estudos secundários, direcionados a jovens entre 14 e 18 anos que abandonaram o ensino médio, tem alta repetência ou não começaram na idade regular. Entre as finalidades está a de elaborar recomendações baseadas nas experiências desenvolvidas no território para o planejamento e implementação de políticas públicas que promovam o direito à educação no marco do paradigma do Desenvolvimento Humano. O Projeto é financiado pela PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e a vigência é 2018-2019. Participam do projeto a Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales-FLACSO, a Universidad de la República de Uruguay e a Universidade Federal de São Carlos;

- UNIVERSIDADE DE BURGOS (ESPANHA); UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (BRASIL): percepção de Ciência de Futuros Professores: um estudo comparado Brasil-Espanha: A docente Maria José Fontana Gebara participa do projeto que visa a investigar a percepção de Ciência de futuros professores de Física, Química, Biologia e Matemática; a influência de distintos modelos de formação profissional sobre a percepção manifestada; através da realização de estudos de caso no Brasil (Universidade de São Carlos e Universidade Estadual de Campinas) e na Espanha (Universidade de Burgos). 

- UNIVERSIDADE DE HARVARD – EUA: Human Connection Project Terceira Edição - Multitelas e Multiplataformas - UFSCar Sorocaba. Com participação do Prof. Dr. Hylio Laganá Fernandes do PPGEd-So, o Human Connection Project 2018, Terceira Edição, é um projeto interdisciplinar, realizado em parceria com a Pesquisadora Colaboradora Profa. Dra. Cecília Noriko Ito Saito no CTR/ECA/USP, sob supervisão do Prof. Dr. Almir Almas, e pesquisadores de várias universidades brasileiras em parceria com o (Ph.D) SHIGEHISA KURIYAMA, da Universidade de Harvard, dos Estados Unidos. Com início em agosto de 2018 e encerramento em dezembro de 2019 a duração prevista do projeto é de um ano e meio. As discussões entre os participantes ocorrerão por correio eletrônico e meios eletrônicos de comunicações, com a previsão de dois encontros presenciais: 1º.) Preparação (Preview), que acontece no meio do projeto, e 2º.) Encontro final (Live Presentation), que é quando os grupos apresentam uma obra audiovisual, como resultado de suas pesquisas. Os grupos de pesquisa das universidades participantes recebem, como motes audiovisuais, material composto de 05 (cinco) imagens e 01 (um) som, que são pré-definidos pelos organizadores, e que se constituem como propostas audiovisuais comuns a todos os grupos. Os participantes produzem uma obra audiovisual, de, no máximo, 5 minutos, que deve conter esses elementos, em sua íntegra, mas, não necessariamente encadeadas, em algum momento da obra, segundo seus critérios. O roteiro e a narrativa são livres. O intuito é pensar a pesquisa científica de forma criativa e interessante, capaz de atrair a atenção de uma audiência do século XXI, saturada de informações e dispositivos multi e transmidiáticos. Cada equipe poderá trabalhar o tema desta terceira edição do projeto (Multitelas e Multiplataformas) em inserção com os temas de suas pesquisas em andamento em seus grupos.

 

PARTICIPAÇÃO EM COMITÊS EDITORIAIS DE PERIÓDICOS INTERNACIONAIS:

- Policy Futures in Education: Prof. Dr. Ivan Fortunato;

- American Research Journal of Humanities in Social Sciences: Prof. Dr. Ivan Fortunato;

- Revista de Investigación Educativa Universitaria (RIEU): Prof. Dr. Ivan Fortunato;

- Lifelong Education: Prof. Dr. Ivan Fortunato;

- International Journal of Modern Education Research: Prof. Dr. Marcos Francisco Martins.