ED-006 Formação e Atuação de Professores das Ciências no Brasil

Objetivo: Objetivo Geral: Possibilitar aos(às) estudantes conhecimentos a respeito dos aspectos históricos, ideológicos, políticos, econômicos e socioculturais que estiveram fundamentando e que atualmente orientam os processos de formação de professores de ciências no Brasil, bem como suas influências sobre sua atuação profissional. Objetivos Específicos: Possibilitar aos(às) estudantes: -conhecimentos a respeito dos processos de formação de professores de ciências e da atuação desses profissionais em diferentes momentos históricos do país; -analisar a produção científica e tecnológica brasileira, suas relações com a sociedade e com a educação científica, bem como o papel da reestruturação produtiva exercida no âmbito das políticas neoliberais sobre a formação e a atuação de professores de ciências no país; -conhecimentos a respeito das influências do desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro e mundial sobre o ideário educacional do país e, especificamente, sobre o ensino de ciências; -discutir o papel estratégico que representa o ensino das ciências na contemporaneidade; -perceber a docência em ciências como uma atividade crítica, reflexiva e de responsabilidade social e o papel estratégico do ensino de ciências na formação cidadã dos sujeitos; -compreender as situações complexas inerentes à realidade sociocultural, política e econômica do país, que interferem no ensino das ciências; -perspectivas e possibilidades de atuação no sentido de transformação do ensino de ciências no contexto atual, considerando a contribuição das teorias críticas da educação, da transversalidade e do paradigma Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente.
Ementa: A formação de professores das diferentes ciências na sociedade atual. A influência do pensamento científico sobre a ação educativa do docente. O movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente e o processo de ensino-aprendizagem das ciências. As abordagens teórico-metodológicas que fundamentam a formação docente e orientam o ensino das ciências. Análise crítica de diferentes propostas e atividades para o ensino das ciências. As pesquisas sobre formação e atuação de professores das ciências no Brasil.