Perfil do Egresso

O PPGEd-So visa a formar egressos com três perfis distintos, porém articulados, quais sejam:

- o de PESQUISADOR da área da Educação;

- o de PROFESSOR com competência para atuar no nível universitário, em particular, e também nos diferentes níveis de ensino;

- o de EDUCADOR com competência para trabalhar EM AMBIENTES EDUCATIVOS NÃO ESCOLARES.

 

O perfil de PESQUISADOR caracteriza-se como o principal escopo do processo de formação a ser desenvolvido pelo PPGEd-So e é promovido junto a todos aos mestrandos. Espera-se que a dinâmica formativa do PPGEd-So, empreendida nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, favoreça tal formação. Como pesquisador em educação, o egresso do PPGEd-So poderá tomar diferentes fenômenos educativos como objeto de conhecimento, incluindo também, e especialmente, a sua própria prática educativa como objeto de reflexão, com o intuito de compreendê-la e, assim, ter condições de transformá-la, tendo em vista a precípua finalidade de formar homens e mulheres que sejam capazes de assumir a responsabilidade ética e política de educar-se e educar o mundo à sua volta, tornando-o mais justo social, política, econômica e socialmente, bem como sustentável ambientalmente. Desse modo, o perfil de pesquisador que o PPGEd-So pretende formar não será o de um sujeito distante da realidade por ele vivida, que a entende como simples “objeto” a ser investigado por meio de uma pesquisa orientada pelo pressuposto da neutralidade científica, que exige do pesquisador guardar distanciamentos em relação ao contexto e aos sujeitos da pesquisa. Ao contrário, o pesquisador que o Programa de Mestrado em Educação da UFSCar-Sorocaba intenciona formar é o de um sujeito que faz de sua atividade científica elemento e processo de elevação da própria consciência e da dos demais que com ele compartilham a realidade comunitária e social, o que é indispensável à ação que se quer como práxis, isto é, como processo capaz de constantemente entender e transformar a si e o mundo à sua volta, cujo compromisso é o verdadeiro diálogo intersubjetivo e contribuir no processo coletivo de busca pela superação das consciências alienadas, da indiferença e da passividade política, da neutralidade ética e da ação reprodutora das estruturas que produzem a exploração do homem pelo homem.

Por sua vez, o perfil de PROFESSOR apresenta-se como finalidade formativa do PPGEd-So porque, primeiro, este tomou os cursos de Licenciatura em desenvolvimento no campus Sorocaba da UFSCar como uma das mais significativas referências para a sua articulação e, segundo, porque é precípua tarefa dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu, em especial os da área da Educação, formar docentes para as instituições de Ensino Superior e de Educação Básica de modo crítico e reflexivo, sendo a pesquisa vivenciada como um princípio científico e educativo. Assim, pretende-se que o egresso do PPGEd-So, professor do nível superior ou dos demais níveis e modalidades de ensino, possa utilizar as habilidades e os conhecimentos adquiridos, construídos e vivenciados no âmbito do Programa de Mestrado em Educação da UFSCar-Sorocaba para desvelar os fundamentos, as perspectivas, as práticas e as contradições de sua ação educativa no ambiente formal de ensino, para que, assim, tenha condições de superar os problemas que se apresentam na dinâmica do contexto social e comunitário onde atua. Desse modo, o profissional da educação, egresso do PPGEd-So, deverá comprometer-se não apenas com a mensuração quantitativa de seu desempenho em sala de aula, isto é, com “o quanto se ensina”, o que tem sido aferido por diferentes índices e sistemas avaliativos nacionais e internacionais, mas principalmente com os aspectos qualitativos imanentes à educação, que se revelam, por exemplo, nos valores dialógica e coletivamente produzidos e nas posturas cidadãs efetivadas, seja no exercício da prática educativa desenvolvida em sala de aula, seja na gestão do processo educativo escolar. Dessa maneira, no perfil de professor, o egresso do PPGEd-So deverá apresentar competência técnica e política para a produção do conhecimento em educação aliada ao conhecimento do conteúdo pedagógico e ao conhecimento pedagógico dos conteúdos de ensino.

Por fim, o perfil de EDUCADOR que atua em ambientes não escolares visa a atender a uma demanda crescente por profissionais que atuam em diferentes organizações sócio-educativas, como é o caso de ONG’s (Organizações Não-Governamentais), Fundações, Institutos, Sindicatos, Entidades Filantrópicas, entre outras. Desse modo, espera-se que os egressos do PPGEd-So tenham desenvolvido habilidades e construído conhecimentos necessários ao desvelamento dos processos educacionais que se desenvolvem atualmente fora da escola: suas dinâmicas educativas, seus compromissos sociopolíticos e éticos, fundamentos, perspectivas e contradições, e também que estejam aptos a agir nessas realidades educativas com o compromisso de, por meio da educação, intervirem nas mesmas visando a estimular práticas reflexivas dos sujeitos, bem como de seus grupos sociais, com vistas a construir realidades mais justas e fraternas, destituídas de preconceitos de qualquer espécie, e sustentáveis ambientalmente, porém, não desconsiderando as funções de pesquisador e docente nesses espaços não-formais de educação.

Como se pode inferir dos perfis apresentados, o que realmente o PPGEd-So pretende é articular o ensino, a pesquisa e a extensão em sua dinâmica acadêmico-científica, formando pesquisadores, professores e educadores sociais e comunitários competentes e compromissados a seguir essa mesma orientação, que se acredita salutar para a melhoria da qualidade da educação nacional, se tomada como estratégia de formação e aperfeiçoamento de profissionais que atuam na área da Educação.