ED-083-Cartas Pedagógicas e Pesquisa (Auto)Biográfica

Ementa O movimento da pesquisa (auto)biográfica tem se firmado a partir de discussões conceituais e deste modo propõe  a reflexividade e a pesquisa-formação enquanto posição crítica de conhecimento e de ação diante do e no mundo. A reflexão sobre a própria experiência vivida e o seu compartilhamento comunicativo, a transcrição de diálogos construídos a partir da memória histórica e de experiências pedagógicas, o registro da memória das memórias para construir um texto autobiográfico com densidade histórica e autocrítica e o testamento final do compromisso com a vida revelam afinidades entre as ideias freireanas e os pilares da abordagem autobiográfica. Nessa moldura de compreensão, a disciplina pretende conceber profícuas conexões  entre o pensamento de Paulo Freire e de autores diversos que dialogam com a Pesquisa Narrativa e (Auto)biográfica, especialmente com lentes refinadas para as Cartas Pedagógicas e os desafios teórico-práticos da práxis freireana no âmbito da formação acadêmica, levando em conta suas contribuições para articular ações de ensino, pesquisa, extensão e gestão.