ED-024 Teoria Crítica e Políticas Curriculares Emancipatórias

Objetivo: Geral: Fazer uma análise reflexiva das praticas e das políticas curriculares das últimas décadas a partir da matriz político-filosófica da Teoria Crítica e das bases epistemológicas e metodológicas que fundamentam a Pedagogia Freireana. Específicos: Analisar os fundamentos político-filosóficas da Teoria Crítica em seu contexto socio-histórico e sua repercussão no campo educacional nas últimas décadas; Estabelecer relações possíveis entre a Teoria Crítica e uma pedagogia emancipatória fundamentada nos pressupostos da pedagogia freireana; Resgatar os princípios políticos, epistemológicos e metodológicos da pedagogia freireana; Delimitar parâmetros e diretrizes para a orientação de uma política curricular e uma prática pedagógica fundamentada na Teoria Crítica; Analisar as políticas curriculares contemporâneas à luz dos fundamentos da Teoria Crítica.
Ementa: Conceber a educação como prática cultural crítica tornou-se um pressuposto recorrente para diferentes paradigmas pedagógicos contemporâneos. A disciplina se propõe a abordar os fundamentos político-filosóficos da Teoria Crítica, buscando estabelecer as articulações possíveis entre seus princípios teóricos e as bases éticas e epistemológicas das tendências pedagógicas emancipatórias. As implicações históricas, políticas e socioculturais das diferentes concepções de conhecimento e de currículo serão enfocadas criticamente, à luz dos princípios e diretrizes da pedagogia freireana.