ED-012 Violência, Escola e Proteção à Criança e ao Adolescente

Objetivo: Estudar dimensões do fenômeno da violência no âmbito escolar e aspectos do desenvolvimento de crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social. Analisar políticas públicas de proteção à infância e à adolescência e suas repercussões na escola e na sociedade. Fornecer aos alunos subsídios para: - Analisar criticamente o tema violência e bullying na escola buscando contribuir para o debate e a construção de ações coletivas no espaço educativo. - Refletir sobre aspectos do desenvolvimento de crianças e adolescentes em situação de violência e desigualdade social a partir de pesquisas acerca da realidade brasileira. - Reconhecer os marcos legais, históricos e conceituais das políticas sociais e os serviços de atendimento multiprofissional e interdisciplinar voltados à proteção da infância e adolescência. - Compreender o papel da família, da escola e das instituições responsáveis pela proteção dessa parcela da população.
Ementa: Violência da e na escola. Bullying e estratégias de prevenção e intervenção. Desenvolvimento infanto-juvenil em situações de violência e de desigualdade social. Políticas de proteção à infância e à adolescência. Família e bases de apoio psicossocial.