ED-007 Formação de Professores: Aspectos Históricos, Políticos e Pedagógicos

Objetivo: Objetivo Geral: Possibilitar aos(às) estudantes conhecimentos a respeito das concepções históricas e dos aspectos ideológicos, políticos, econômicos e socioculturais que estiveram fundamentando e que vêm orientando os processos de formação de professores(as) no Brasil, bem como suas influências sobre a atuação desses(as) profissionais. Objetivos Específicos: Possibilitar aos(às) estudantes: conhecimentos a respeito dos processos de formação de docentes em diferentes momentos históricos do país e suas influências sobre sua atuação profissional; analisar as principais produções científicas brasileiras sobre a formação de docentes; analisar os cenários histórico e contemporâneo do país inerentes à formação de docentes; discutir o papel da reestruturação produtiva exercida no âmbito das políticas neoliberais sobre a formação e a profissionalização de docentes no país; analisar os aspectos que fundamentam, orientam e determinam os processos de formação e a atuação profissional de docentes no país; discutir os aspectos inerentes à construção da docência e da identidade profissional do docente; analisar o papel do estágio supervisionado na formação e na futura atuação de docentes; conhecer os principais aspectos contemporâneos que vêm perpassando a formação de docentes, tais como a criticidade, a reflexividade, a investigação como estratégia de formação, a transversalidade, os saberes específicos da docência, a aprendizagem ao longo da carreira, entre outras; perspectivas e possibilidades para uma atuação crítico-reflexiva e transformadora, considerando os desafios atuais da profissão docente.
Ementa: Aspectos históricos, políticos e pedagógicos a respeito da formação de professores no Brasil. As pesquisas sobre formação de professores. Pressupostos teóricos e metodológicos sobre a formação docente. A aprendizagem e o desenvolvimento profissional da docência. A construção da identidade profissional docente. Pressupostos para a formação inicial e continuada de professores.