Inserção Social

INSERÇÃO SOCIAL

A inserção social do PPGEd-So é muito significativa na região metropolitana de Sorocaba, que reúne, em 26 municípios, cerca de 2,7 milhões de habitantes, que são atendidos apenas pela UFSCar como universidade pública (há um campus da UNESP em Sorocaba, mas com apenas 2 cursos de graduação na área das Engenharias). Assim, parcerias com redes de ensino, com sindicatos de docentes e movimentos sociais têm sido firmadas pelo PPGEd-So, para desenvolver atividades e cursos diversos, os quais estão descritos neste documento, bem como produzir materiais de suporte para o desenvolvimento da educação básica e superior. Em relação à integração e cooperação com outros Programas e centros de pesquisa e desenvolvimento profissional, relacionados à área da educação, as demais abas dessa Proposta de Programa revelam a consolidação desse processo, particularmente no que concerne à dimensão internacional. Seja a inserção social, seja as outras atividades do PPGEd-So, elas podem ser vistas no site do Programa, que apresenta vasta informação sobre sua dinâmica de funcionamento e até mesmo histórico em relação à última avaliação relativa ao quadriênio. Isso porque, por exemplo, todas as disciplinas oferecidas, os editais abertos, entre outras informações, estão nele disponíveis.

O PPGEd-So busca colaborar com o desenvolvimento social mediante o oferecimento de atividades de caráter educacional, social e cultural. Tais atividades procuram articular o Programa com indivíduos, grupos da sociedade civil, organizações e instituições sociais, a partir de iniciativas no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão. Particularmente em relação às pesquisas, elas partem das realidades ou das práticas sociais e de formas de colaboração com a transformação social, por meio da produção de conhecimentos, divulgação e do oferecimento de atividades de formação aos profissionais de distintas áreas de conhecimento e a diferentes atores sociais.

O Programa tem procurado contribuir com a melhoria da educação básica, do ensino técnico/profissional e do ensino de graduação, mediante o desenvolvimento de propostas de formação que consideram diferentes espaços educativos e distintas alternativas de ensino-aprendizagem, em perspectiva crítica e emancipatória.

A realização de atividades dessa natureza evidencia o compromisso do corpo docente e discente não apenas com a produção de conhecimentos, mas também com o desenvolvimento de processos educacionais e da melhoria da qualidade da educação, principalmente aquela oferecida pelas instituições públicas de ensino.

O resultado desse esforço tem se materializado em atividades de formação e qualificação de docentes e profissionais da educação básica e do ensino universitário; atividades formativas e de apoio técnico oferecidas a distintos grupos sociais e profissionais de variadas áreas de conhecimento que têm sido desenvolvidas nos últimos anos. Dentre as atividades realizadas em 2018 destacam-se os projetos de extensão, a divulgação científica, a participação em sociedades científicas e a organização de eventos.

 

PROJETOS DE EXTENSÃO

- FORTALECENDO JUVENTUDES NO ENFRENTAMENTO DAS DESIGUALDADES EM GRANDES CIDADES DO BRASIL: participação da Profa. Dra. Maria Carla Corrochano. Mapeamento de Demandas e Propostas de Ação. Finaciamento: OXFAM. Considerando o atual contexto econômico e social, marcado pelo aumento das dificuldades de inserção profissional e acesso a direitos de jovens, especialmente daqueles mais pobres, negros/as e mulheres e ao mesmo tempo pela ampliação da presença de coletivos juvenis em diferentes cidades do país, trata-se de um projeto que tem como objetivos: 1) analisar os resultados de uma ampla pesquisa realizada com jovens e coletivos juvenis em quatro cidades do País: São Paulo, Recife, Brasília e Rio de Janeiro; 2) mapear trajetórias profissionais, demandas e projetos de jovens participantes de coletivos; 3) apresentar propostas de ações futuras em conjunto com os coletivos. Será realizada análise de questionário, entrevistas e grupos de discussão com jovens e seus coletivos nas referidas cidades;

- PRODUÇÃO DE MATERIAL DE AUDIO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO (TECNOLOGIA ASSISTIVA) - 3ª EDIÇÃO: coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Gomes Lima. Descrição: Durante as aulas no Mestrado em Educação, observou-se os destaques de estudantes quanto à necessidade de material em forma de áudio para alunos cegos ou com dificuldades visuais no campo e área de pesquisa em Políticas Públicas da Educação. Esse movimento motivou a proposição de uma tentativa inicial de gravação dos textos utilizados na disciplina Tópicos: Estado e Políticas Públicas da Educação. O objetivo central dessa produção é "Disponibilizar via DCHE/PPGEd-So o material produzido em forma de áudio para o público alvo e profissionais e interessados que interagem com o mesmo". Nessa terceira edição, pretendeu-se concluir a disponibilização de um segundo grupo de textos voltados às discussões sobre o Estado e as Políticas Públicas da Educação;

- PESQUISA EM EDUCAÇÃO: QUADROS TEÓRICOS E TÉCNICA - 2ª EDIÇÃO: coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Gomes Lima. Descrição: Apresentação e discussão dos paradigmas quantitativo, qualitativo e dialético aplicado à pesquisa em educação. Técnicas e princípios gerais para o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos: resenhas e revisões bibliográficas; projetos de pesquisa; artigos para publicações científicas e elementos constitutivos de um texto científico (Dissertação, Monografia, Tese). Essa atividade tem como objetivo aperfeiçoar o conhecimento de graduandos e pós-graduandos interessados no desenvolvimento da pesquisa científica em educação. A metodologia aplicada será desenvolvida por meio de aulas expositivas, dialogadas e oficinas;

- LABORATÓRIO INTERDISCIPLINAR DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES UFSCAR PARCERIA COLABORATIVA UNIVERSIDADE E ESCOLA PARA A GESTÃO CURRICULAR E FORMAÇÃO CIDADÃ COM EQUIDADE: coordenação das Professoras Dra. Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama e Dra. Izabella Mendes Sant’Ana. Descrição: considerando as demandas sociais relacionadas à educação, a UFSCar tem implementado reformas na estrutura organizacional visando a qualificação da formação de professores. O LIFE se constituiu a partir dessa necessidade. A perspectiva de trabalho a ser dinamizada no LIFE/UFSCar pauta-se na abordagem colaborativa e busca promover a análise de vivências de atividades apoiadas em materiais didáticos e de manipulação para a aprendizagem dos diferentes componentes curriculares na Educação Básica. Organizado a partir de dois subprojetos, o Projeto LIFE/UFSCar se propõe a criar laboratórios voltados para a produção de material didático em cada um dos seus campi considerando, ainda que a partir dos mesmos pressupostos e princípios norteados da formação de professores na instituição, as especificidades e própria história de cada campus. No âmbito dos dois laboratórios serão desenvolvidas ações procurando fomentar discussões e trocas para que os educadores possam assumir seu papel de protagonistas na construção do sucesso escolar dos alunos. Prevemos a elaboração de projetos assim como a realização de seminários que integrem os estudos e as produções acadêmicas e a realidade escolar e em diferentes contextos tendo em vista que este se constitui também em um dos objetivos da universidade. A proposta está orientada a constituir uma estrutura para que os professores em formação inicial possam desenvolver práticas de ensino e pesquisa em concordância com os Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de licenciatura oferecidos nos dois campi;

- SHOW DE FÍSICA NA DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA: o Prof. Dr. Ivan Fortunato é o responsável. O projeto tem como características principais, a interação/troca de conhecimento entre os estudantes do curso de Licenciatura em Física com os estudantes do ensino médio da rede pública. Os estudantes do ensino médio terão a possibilidade de participar e interagir com as apresentações/experimentos produzidas pelo projeto, o que irá possibilitar um aprofundamento sobre os conhecimentos aprendidos durante o ensino médio. Os estudantes de Licenciatura em Física, envolvidos no projeto, terão a oportunidade de fortalecer os conhecimentos adquiridos no curso (especialmente nas disciplinas de Oficina de Ensino de Física e Práticas Pedagógicas) e colocá-los em prática no desenvolvimento e na apresentação dos experimentos para os estudantes do ensino médio. É importante frisar que o estudante/bolsista estará desenvolvendo ações de extensão no futuro campo de atuação profissional: a escola de ensino médio. Dessa forma, o Projeto “Show de física na divulgação da ciência” abrange além da extensão, meios/instrumentos/formas que enriqueceram o processo de ensino e aprendizagem de todos os envolvidos. O projeto também tem como característica a divulgação da ciência - isso porque o “show”, desenvolvido de forma lúdica, espontânea, permitindo demonstrar a ciência como algo acessível a todos. Em 2018, mais de 1000 jovens estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio participaram do projeto;

- ATIVIDADE DE CAMPO PARA DIDÁTICA E PRÁTICA DOCENTE: o Prof. Dr. Ivan Fortunato é o responsável. Este projeto se insere no escopo do Grupo de Pesquisas Formação de Professores para o Ensino básico, técnico, tecnológico e superior (FoPeTec) - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7562965087625574. Trata-se do desenvolvimento de atividades de ensino junto ao Instituto Geração/Projeto Flanelinha (IGPF), como parte de nosso acordo de cooperação a ser firmado em março de 2017, na qual os estudantes matriculados nas disciplinas Prática Docente I (PD1F5) e/ou Didática (DIDF5) terão a oportunidade de desenvolver atividades de ensino como ministrantes e/ou observadores junto ao público atendido pelo IGPF;
- APROXIMANDO O ENSINO UNIVERSITÁRIO DO COTIDIANO ESCOLAR: o Prof. Dr. Ivan Fortunato é o responsável. Trata-se do desenvolvimento de inúmeros projetos de iniciação científica, TCC e de disciplinas de licenciatura dentro de escolas da rede pública. Projetos como uso de aplicativos para ensino de tabuada, jogos de RPG no ensino de ciências, física para crianças etc. iniciaram em agosto de 2016 na EMEF Hilda Weiss;

- PROJETO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO TEORIA E PRÁTICA: Esta atividade extensionista é vinculada ao GPTeFE (Grupo de Pesquisa Teorias e Fundamentos da Educação), que articula docentes e discentes do PPGEd-So (Programa de Mestrado em Educação da UFSCar campus Sorocaba), bem como profissionais da educação da rede pública e privada da região de Sorocaba/SP e alunos(as) de graduação da UFSCar e de outras IES da região que estão no último ano. Os seis encontros realizados no 2º semestre de 2018 visaram a fornecer subsídios teóricos e práticos para que os(as) interessados(as) em elaborar projetos de pesquisa na área da educação pudessem fazê-los de maneira adequada formal e cientificamente. Como continuidade de iniciativas de mesmo perfil desenvolvidas em outros anos, esta foi desenvolvida por dois pesquisadores: o coordenador da atividade e um doutorando da Faculdade de Educação da Unicamp, ex-aluno do PPGEd-So. As inscrições alcançaram 334, das quais foram selecionados 30 participantes de redes públicas privadas de educação básica e superior, que tiveram a oportunidade de não apenas conhecer o que é um projeto de pesquisa na área da educação, mas também exercitar a escrita científica deste tipo de trabalho acadêmico;

- CURSO PRÉ-VESTIBULAR - EDUCAÇÃO E CIDADANIA UFSCAR/SOROCABA: o Curso Pré-Vestibular Educação e Cidadania é voltado a comunidades carentes da cidade de Sorocaba e região, e visa possibilitar condições igualitárias ao acesso a universidades públicas. O projeto visa dar melhor qualificação aos estudantes oriundos de escola pública e das camadas mais empobrecidas da população para que esses estudantes obtenham maior sucesso nos exames de seleção para ingresso no ensino público superior. Para os alunos/professores/monitores que comporão o corpo docente permanente do curso pré-vestibular possibilitará um aprimoramento de sua formação pedagógica com orientação e supervisão durante todas as atividades relacionadas ao ensino que será desenvolvido (planejamento e execução das aulas, preparação e análise de avaliações, análise de problemas de ensino e aprendizagem, entre outros). Além disso, considerando o público-alvo do curso, os alunos/professores podem estar em contato com uma comunidade de alunos que vivem uma realidade social muito distinta daquela a que estão mais próximos em seu dia-a-dia, o que certamente também enriquecerá sua formação e propiciará elementos concretos para análise em disciplinas dos cursos de graduação. Participam do projeto os seguintes docentes do PPGEd-So: Profa. Dra. Juliana Rezende Torre, Profa. Viviane Melo de Mendonça, Prof. Dr. Antonio Fernando Gouvêa da Silva;

- PROJETO MULHERES E LUTAS: o Projeto Mulheres e Luta é uma atividade organizada por grupo de pesquisadoras do Núcleo de Estudos de Gênero e Diversidade Sexual (NEGDS) da UFSCar Sorocaba com o objetivo de trazer resultados de pesquisa do grupo ao âmbito da graduação e pós-graduação, atividades culturais e artísticas, e debates com convidadas sobre q questão de arte e cultura, direitos, sexualidade, saúde, memórias e resistências das mulheres. A proposta é divulgação de estudos sobre as mulheres com a 
comunidade. As atividades serão mensais, organizadas pelas pesquisadoras e ocorrerão em parceria com e no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba. Coordenação: Profa. Viviane Melo de Mendonça;
- PROJETO NÓS DIVERSOS: criado em setembro de 2015 em vigência em 2018, o  projeto "Nós Diversos" é uma parceria do grupo de pesquisa da UFSCar Núcleo de Estudos de Gênero e Diversidade Sexual" (NEGDS-UFSCar), Coletivo Mandala, Associação da Parada LGBT de Sorocaba, Associação 
Transgênero de Sorocaba (ATS) e SESC-Sorocaba. Tem origem no interesse em fomentar os debates de gênero, diversidade e direitos LGBT na cidade de Sorocaba, articulando a universidade e movimentos sociais. A primeira edição do Nós Diversos de setembro de 2015 a dezembro de 2018 teve cerca de 2.500 participantes e 40 debates e apresentações teatrais e musicais, demandando a continuidade por mais um ano de projeto. A página da rede social Facebook já consta de mais de 1560 membros: https://www.facebook.com/nosdiversos/?fref=ts. O projeto tem se tornado uma referência na cidade para os debates sobre as temáticas LGBT e feministas, divulgação de trabalhos de ativismo e acadêmico, para o público em geral. O NÓS DIVERSOS tem o objetivo de realizar uma série de debates sobre as temáticas feministas e LGBT com o intuito de, conjuntamente, promover encontros para desconstrução preconceitos e respeito às diferenças. Todos os debates acontecem do SESC-Sorocaba com duração de cerca de 2h30m, com periodicidade mensal. São convidados profissionais, estudiosos, pesquisadores e militantes das causas LGBT e feministas para discutirem temáticas tais como: militâncias, mídia, família, luta contra a AIDS, religião, direitos e política, cultura, e demais outros temas que forem demandados pela comunidade. O projeto é uma construção coletiva e pretende que a discussão sobre o feminismo e direitos LGBT aconteça de modo crítico e propositivo;

- EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA: A POTÊNCIA DA ALEGRIA NO BUMBA-MEU-BOI DE MATRACA DO MARACANÃ - SÃO LUÍS – MARANHÃO: a presente exposição está vinculada a uma pesquisa de pós-doutoramento da Profa. Dra. Dulcineia de Fátima Ferreira, que teve como tema "Cultura popular e processos de subjetivação: desenhando mapas para festa em busca da potência da alegria no Bumba-meu-boi de Matraca do Maranhão". Vinculada à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Como metodologia, foram cartografados processos inventivos e linhas de vida presentes na manifestação cultural popular Bumba-meu-boi do Maranhão. Para registrar o indizível apoiamo-nos na fotografia. Nesta exposição pretendemos compartilhar a potencia da alegria no modo de vida do brincante do Bumba-meu-Boi do Maranhão;

- TEMPOS, ESPAÇOS E MATERIAIS NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL: a Profa. Dra. Maria Walburga dos Santos é a coordenadora. Compõe-se de uma série de encontros, que somaram 30 horas, em que a relevância acadêmica se dá no campo da formação de professores, aliando formação continuada (de quem já atua na área) e formação inicial (estudantes de Pedagogia). Propõe movimento de aprofundamento teórico pautado em questões cotidianas do trabalho pedagógico em Educação Infantil.  Cumpriu os seguintes objetivos: 1) No âmbito acadêmico: Aprofundar conceitos teóricos do campo da Educação Infantil e realizar interface entre aspectos teóricos e práticos do campo; 2) Social: Aproximação de estudantes e profissionais a partir da prática pedagógica e abordagens teóricas; favorecer o trânsito e o diálogo entre universidade e comunidade, uma vez que a atividade ocorrerá em unidade pública de Educação Infantil a partir das demandas de estudantes e profissionais da área;

- RAÍZES E RESISTÊNCIA: EDUCAÇÃO, LEITURAS E ESCRITAS NO QUILOMBO CAFUNDÓ: o projeto, oriundo de demanda da Comunidade de Quilombo Cafundó, objetivou realizar ações de letramento e alfabetização com adultos idosos da comunidade, a partir de solicitação dos próprios quilombolas, com base em metodologia freireana e considerando a leitura e a escrita como direitos dos grupos sociais. Metodologicamente, o trabalho contou com estudantes da pós-graduação, graduação e participantes (professores externos) que mantiveram encontros dialógicos e sistemáticos com o grupo, contando com planejamento didático, visando ampliação do letramento dos quilombolas participantes e seu processo de alfabetização. Destinou-se à população adulta, notadamente mais idosa, todavia, estendeu-se a jovens não alfabetizados da comunidade quilombola. A realização da atividade fez interface com as Diretrizes para Educação das relações étnico-raciais. Além dos não alfabetizados, foram atendidas pessoas que tiveram seu processo escolar interrompido e desejavam continuar seus estudos.  Profa. Dra. Maria Walburga dos Santos é a coordenadora.