GECOMS - Grupo de Pesquisa Educação, Comunidade e Movimentos Sociais
Este grupo de pesquisa tem como foco de investigação as relações entre educação, comunidade e movimentos sociais. Parte do princípio de que a educação é um fenômeno sócio-histórico, que acontece num campo de disputas de poder profundamente marcado pela forma de organização política, econômica e cultural
Pesquisadora
- Profa. Dra. Dulcinéia de Fátima Ferreira – Líder: dulceferreira@ufscar.br
O grupo está organizado em seis Linhas de pesquisa, por este motivo não é possível apresentar um cronograma. Interessados entrar em contato que encaminho para os coordenadores da linha.
Áreas
Educação Política e Processos de Subjetivação
Contato: Dulce (dulceferreira@ufscar.br)
Esta linha de pesquisa tem como foco de investigação os processos de subjetivação que atravessam a relação entre educação e política. Procuramos compreender o modo como se dão os jogos de saber e poder, os processos de normalização, conformação e resistência à lógica instituída. Pensamos os processos investigativos como possibilidade de criação e experimentação de novos modos de vida. Relações de poder entre comunidade – escola, Educação popular, Educação de jovens e adultos, Formas de resistência à lógica do capital na educação são temas que nos aproximam.
Juventude e processos educativos
Contato: Carla (mcarla@ufscar.br)
A linha de pesquisa Juventude e processos educativos tem como objetivo estudar os modos de inserção dos jovens na vida social a partir de uma perspectiva sociológica e considerando os processos educativos escolares e não escolares, especialmente aqueles que têm lugar nos espaços de trabalho e de qualificação profissional. Desenvolve pesquisas e reflexões que abrangem os seguintes temas: processos de socialização nas sociedades contemporâneas, juventude e processos de escolarização, educação e trabalho na experiência juvenil, políticas públicas para a juventude.
Educação e Saúde
Contatos: Marcos Garcia (mgarcia@ufscar.br) e Adriana Caldeira (arcaldeira@hotmail.com)
A linha busca refletir sobre articulações possíves entre educação e saúde, em especial no que diz respeito à saúde mental, incluindo o campo do uso de álcool e outras drogas. Atualmente desenvolve pesquisas e atividades de extensão relacionadas aos seguintes temas: medicalização na Educação, formação de trabalhadores da área de saúde mental, processos educativos nos dispositivos de saúde mental e práticas de prevenção em relação à saúde mental na escola.
Gênero, Sexualidade e Política
Contatos: Viviane Melo (viviane@ufscar.br), Kelen Christina (kelen@ufscar.br) e Marcos Garcia (mgarcia@ufscar.br)
Esta linha reúne professores, pesquisadores, estudantes, profissionais, militantes e ativistas e outras pessoas interessadas no campo de estudos sobre a sexualidade, gênero e epistemologias feministas, e sua articulação com a sociedade, política, direitos humanos e educação. O grupo realiza as seguintes atividades: pesquisas; grupos de estudos, produção de trabalhos de conclusão de curso, iniciações científicas, dissertações de mestrado, bem como seminários e encontros e cursos.
Movimentos sociais e participação
Contato: André Cordeiro (andrecas@ufscar.br)