ED-060 - Fundamentos da educação ambiental crítico-transformadora via temas geradores

Ementa:

A disciplina tem como princípio orientador a abordagem da Educação Ambiental em sua relação com os fundamentos filosóficos das tendências pedagógicas críticas. Parte do pressuposto de que a educação ambiental, no contexto dos diferentes paradigmas filosóficos e pedagógicos contemporâneos, deve ser concebida como uma prática cultural crítica. Para tal, são abordadas as macrotendências político-pedagógicas de educação ambiental conservacionista, pragmática e critica, adotando esta última como base analítica da crise planetária sociocultural e material, tendo em vista a explicitação dos fundamentos teórico-metodológicos da concepção de educação ambiental crítico-transformadora via temas geradores. Do movimento ambientalista no mundo ao movimento ambientalista brasileiro; Orientações legais que regem a educação ambiental no Brasil; Representações sociais de meio ambiente; Macrotendências político-pedagógicas de educação ambiental; Fundamentos e princípios da educação ambiental crítica e sua relação com a Teoria Crítica da Escola de Frankfurt; Fundamentos teórico-metodológicos e princípios da educação ambiental crítico-transformadora via temas geradores: pesquisa-ação; Análise de projetos/práticas de educação ambiental escolares e/ou não-escolares que se autointitulam “críticas”, sob a ótica dos fundamentos da educação ambiental crítico-transformadora via temas geradores; Orientações para a construção de propostas/programações de educação ambiental crítico-transformadoras via temas geradores, em distintos contextos educacionais

  • Disciplina evoluída - Fundamentos da Educação Ambiental Crítico-Transformadora Freireana