ED-019 História da Educação

Objetivo: Geral: - apresentar aos discentes um quadro geral das ideias e dos processos educativos desenvolvidos em diferentes contextos históricos, em diálogo com a história da educação brasileira; Específico: - subsidiar os mestrandos com aportes da ciência histórica com vistas a estimular reflexões sobre o fenômeno educativo. - identificar a origem da História como ciência e sua evolução ao longo dos tempos; - apresentar aos discentes os problemas imanentes ao processo de produção da História pelo historiador; - identificar a precípua tarefa da História no processo de desvelamento do fenômeno educativo; - propiciar aos discentes o contato com uma visão ampla sobre os diferentes períodos da história brasileira, apresentando, em cada qual, a realidade sócio-histórica vigente e as ideias e práticas educacionais presentes hegemonicamente; - identificar a relação existente entre os desdobramentos da vida social, suas finalidades, objetivos, dinâmica concreta, limites e possibilidades, ao longo dos tempos e a repercussão que tem na teoria e na prática educativa;
Ementa: Estudo das ideias e dos processos educativos desenvolvidos em diferentes contextos econômicos, sociais, políticos e culturais, em diálogo com a História da Educação Brasileira. Identificação dos elementos determinantes da práxis educativa escolar e não-escolar, a partir das reflexões acerca da relação entre educação e sociedade ao longo dos tempos. Análise e compreensão do papel da História da Educação na formação do educador e do pesquisador em educação.