Grupo de Estudos Paulo Freire

As atividades desenvolvidas buscam articular a formação de educadores a partir da análise e implementação de práticas curriculares contemporâneas no âmbito da Educação Básica, assumindo como referencial teórico-metodológico os fundamentos da pedagogia crítica freireana. Nesse sentido, serão investigadas propostas curriculares que apresentam como categorias organizacionais do processo de ensino-aprendizagem os seguintes parâmetros: os elementos socioculturais da realidade local; a dialogicidade como metodologia pedagógica; o conhecimento prévio dos educandos; a possibilidade de realizar recortes críticos do conhecimento científico nas diferentes áreas e a interdisciplinaridade como exigência epistemológica para a apreensão do real. Tomar-se-á como referencial analítico os pressupostos adotados pela educação crítico-transformadora. Pretende-se realizar, com professores da Educação Básica das escolas de Sorocaba e com estudantes das licenciaturas da região, práticas educativas que promovam a articulação entre a pesquisa dos currículos vigentes e a formação do educador, viabilizando a construção e o acompanhamento de práticas curriculares inovadoras.

Pesquisadores

• Prof. Dr. Antônio Fernando Gouvêa da Silva

Encontros semanais às sextas-feiras, das 18h às 19h, AT1 09.