PPGEd-So e Núcleo de Educação e Estudos da Infância UFSCar convidam à participação em seminário internacional com instituições francesas

Dias 01 e 02/12

Nos dias 1 e 2 de dezembro próximos será realizado o Seminário Internacional Brasil e França, que tem como tema Crianças, Infâncias e Educação Infantil do Campo: diversidades e conexões. O seminário é fruto de uma articulação envolvendo universidades públicas brasileiras (UESC, UFCG, UFPR e UFSCar) e universidades e centros de pesquisa franceses. O apoio é do Consulado da França no Recife - Brasil.

O Seminário será online, inteiramente gratuito e contará com a presença de pesquisadoras e pesquisadores dos dois países. A transmissão se dará pelo canal do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Federal de Campina Grande. A Comissão Organizadora considera o Seminário uma ação importante e estratégica para a pesquisa e a reflexão sobre as realidades das crianças dos diversos campos do Brasil e da França, suas infâncias e a Educação Infantil, sendo uma oportunidade de formação, discussão, pesquisa e aproximação de instituições, pesquisadoras/es, docentes e toda a comunidade que tiver interesse pelo assunto, além de contribuir com diálogo com instituições estrangeiras francesas, favorecendo processo de internacionalização.

O interesse pelas crianças pequenas do campo no que diz respeito às suas culturas, seus modos de vida e, sobretudo, seu direito à Educação Infantil é fruto da constatação, por meio de pesquisas, de que essas crianças, no Brasil, acumulam diversas violações de direitos, seja pela falta de acesso pleno a creches e pré-escolas próximas às suas comunidades e que respeitem as peculiaridades da educação de bebês e crianças pequenas, seja porque as propostas pedagógicas, em geral, não respeitam seus pertencimentos culturais.

O Seminário contará com tradução subsequente português-francês e francês-português e em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A comissão organizadora conta com as professoras Emilia Peixoto Vieira (Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC), Fernanda de Lourdes A. Leal (Universidade Federal de Campina Grande/UFCG), Angela Scalabrin Coutinho, Profa. Dra. Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Maria Walburga dos Santos (UFSCar/campus Sorocaba). Estarão conosco docentes da Université de Lille, da Université Paul Sabatier - Toulouse 3, do CRFPE de Lille e do CIRAD.

Convidamos à participação e divulgação. As inscrições são online, gratuitas e estarão abertas até o dia 01/12/2021 ou até o preenchimento das vagas. Haverá certificação.

Para saber sobre a programação completa, inscrições e demais informações sobre as/os palestrantes acesse o link: http://bit.ly/sibf2021

Para acompanhar o Seminário, acesse o canal do Centro de Humanidades da UFCG: Bit.ly/assessoriach

Mesa 1: 9h30min (Brasil) 13h30 (França) - Saberes sobre as crianças e as infâncias no Nordeste do Brasil e na França

Gérard Neyrand - Université Paul Sabatier - Toulouse 3

Silvia Helena Cruz - Universidade Federal do Ceará

Coordenação/Debatedora: Ana Paula Soares da Silva/USP - Ribeirão Preto

Mesa 2: 14h (Brasil) 18h (França) - Crianças e Culturas no Nordeste do Brasil e na França

Silvia Valentim – Directrice des études chez CRFPE de Lille

Liana Gonçalves Pontes Sodré/UNEB

Coordenação/Debatedora: Soraya Franzone Conde (UFSC)

02/12/2021 (Quinta)

Mesa 3: 9h (Brasil) 13h (França) - Educação do Campo no Brasil e na França

Fernanda de Lourdes Almeida Leal /UFCG

Emilie Suzanne Coudel/ CIRAD

Coordenação/Debatedora: Jaqueline Pasuch (UNEMAT)

Mesa 4: 14h (Brasil) 18h (França) - Educação Infantil no Brasil e na França

Sylvie Condette (Université de Lille)

Emilia Peixoto Vieira (UESC)

Coordenação/Debatedora: Maria Carmen Silveira Barbosa (UFRGS)

Reunião de Trabalho: 16h (Brasil) 20h (França)

Encaminhamentos da pesquisa sobre a Educação Infantil do/no Campo.

Coordenação: Maria Walburga dos Santos (UFSCar) e Angela Scalabrin Coutinho (UFPR)