Convite para segundo encontro Ciclo de Debates na Pós Graduação

O ciclo de debates "Infâncias e Educação Infantil: perspectivas em pesquisas e formação docente", terá sua continuidade no próximo dia 03 de maio de 2022, às 14 horas, com tema Estudos da Infância, Filosofia da Diferença e infâncias: Educação Infantil e as crianças
negras e contaremos com apresentação e debate com as professoras Ellen de Lima Souza (UNIFESP) e Edmacy Quirina de Souza (UESB). Essa sequência de encontros vem abordando as infâncias e a Educação Infantil em proposta de interface entre formação e pesquisa, observando, dentre outros temas, metodologia de pesquisa com crianças e na Educação Infantil; os contextos educativos, os processos implicados na Educação das crianças e na formação docente e as especificidades da infância, ancorada em discussões teóricas pautadas principalmente no campo teórico dos Estudos da Infância e de Pedagogia(s) para a Educação Infantil. A atividade tem formato de aula aberta e participativa, gratuita, sendo necessária inscrição prévia. A organização é do Núcleo de Educação e Estudos da Infância – UFSCar.

03 de maio de 2022 - Encontro II - Tema: Estudos da Infância, Filosofia da Diferença e infâncias: Educação Infantil e as crianças negras
Apresentação e debate com as professoras Ellen de Lima Souza (UNIFESP) e Edmacy Quirina de Souza (UESB)

A respeito das convidadas:

• Ellen de Lima Souza é graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/SP, mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar/SP. Atualmente é professora adjunta no Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo UNIFESP e credenciada ao Programa de Pós graduação em Educação UNIFESP, e coordenadora do Grupo de Pesquisa LAROYÊ - Culturas Infantis e Pedagogias Descolonizadoras. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: das relações étnico-raciais, Filosofia da Infância, Descolonização, Infâncias, Religiosidade Afro-Brasileira e Formação de professores/as.
  • Edmacy Quirina de Souza concluiu Doutorado e Mestrado em Educação pela UFSCar e UFBA respectivamente. É graduada em Pedagogia pela UESC. Professora adjunta da UESB. Atua nos seguintes temas: criança, infância, educação infantil, currículo e relações étnico- raciais.

Sugestões de leituras:

Para quem se interessar, o link para o formulário de inscrição para o dia 03 de maio é: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScwRl9b4Gie-tzsxmvq9LRrD2LQKgMu5QpQLTIO0m83JlNlbg/viewform

Haverá certificação (por encontro). As vagas são limitadas.
Contamos com sua presença.