Convite para a II Jornada de Educação Infantil da UFSCar, campus Sorocaba: “As crianças e seus direitos”.

O Núcleo de Educação e Estudos da Infância da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba, promove no mês de dezembro a II Jornada de Educação Infantil, propondo como temática de reflexões e estudo “As crianças e seus direitos”.

Compreendendo que as crianças são sujeitos históricos e de direitos, como propõe a Constituição Nacional e a Lei de Diretrizes e Bases, segue sendo primordial propiciar encontros por meio dos quais as vozes infantis ocupem cada pequeno-grande espaço, através de seus interlocutores. E que estas vozes ecoem por todos os cantos e instituições, sobretudo, em tempos pandêmicos, após o intenso período de invisibilidade a que foram relegadas.
Mais uma vez a jornada prevê encontros presenciais entre estudantes, professoras, professores, profissionais do campo, pesquisadoras e pesquisadores em dois dias dedicados aos estudos, formação e ateliês.
Dentre os objetivos proposto à II Jornada de Educação Infantil: As crianças e seus direitos, destaca-se a realização da interface entre os aspectos teóricos e práticos que envolvem a Educação Infantil em sua totalidade, favorecendo, portanto, o trânsito e o diálogo entre universidade e comunidade, no que diz respeito aos processos de formação docente e trabalho com bebês, crianças bem pequenas e pequenas.
Para tanto, a II Jornada de Educação Infantil: As crianças e seus direitos, contará com diálogos formativos com as Professoras Kiusam de Oliveira; Edmacy Quirina de Sousa; Michelle Gonçalves do Nascimento Faria; Maria Assunção Folque (Universidade de Évora); Suely Amaral Mello; e do Prof. Romilson Martins Siqueira.
E para os ateliês, com duração de 2h, contamos com a presença de Vicente Godinho; Adriana Pinto; Sálua D. Guimarães; Shirley Maria de Oliveira e Vanessa Garcia.
Com foco na primeira infância, o evento que associa ensino, pesquisa e extensão está vinculado ao Programa de Pós-Graduação da UFSCar, campus Sorocaba (PPGEd-So), bem como ao Departamento de Ciências Humanas Educação (DCHE-UFSCar).

As inscrições são gratuitas, exclusivamente online. Devido ao espaço físico, as vagas são limitadas, havendo necessidade de confirmação de participação. Assim como, haverá certificado para as pessoas que estiverem presentes e cumprirem ao menos 75% das horas
destinadas à Jornada. Dúvidas podem ser enviadas ao e-mail: nucleodeinfanciaufscar@gmail.com.

06 de dezembro - das 18h às 21h. Link de inscrição: https://forms.gle/jXpovMFXuPaCqHeL7
10 de dezembro - das 8h às 19h. Link de inscrição: https://forms.gle/paqQrnYi87BbdGZ78

II Jornada de Educação Infantil: Direitos das Crianças

Programação:

• 06 de Dezembro (UFSCar/ Campus Sorocaba – Auditório Atlab)
18h Credenciamento e Acolhimento
18h45 às 19h Abertura
19h às 20h30 Diálogos formativos I
Tema: “As crianças e seu direito a dignidade”
Convidada: Kiusam de Oliveira

• 10 de Dezembro (Núcleo ETC)
8h às 8h30 Credenciamento e Acolhimento
8h30 às 10h

Diálogos formativos II

Tema: “As crianças e seus direitos: entre as políticas públicas e a necropolítica"

Convidada: Edmacy Quirina de Sousa e Michele Farias

10h às 10h15 Pausa
10h15 às 12h Diálogos formativos III
Tema: “As crianças e seu direito à educação”
Convidadas: Maria Assunção Folque e Sueli Amaral Mello
12h às 13h30 Almoço
13h30 às 15h30 Espaços de Ateliê
Tema: “Brincar, criar e experimentar – processos criativos na infância"
Proponente: Vicente Godinho
Tema: O que pode um parangolé?
Proponentes: Sálua D. Guimarães, Adriana Pinto
Tema: “Cantos e acalantos: a música da cultura infantil”
Shirley Maria de Oliveira
Tema:"Representatividade, cultura africana e afro-brasileira na educação
infantil"
Proponentes: Vanessa Garcia
Tema: “Cantos e acalantos: a música da cultura infantil”
Proponente: Shirley Maria de Oliveira
15h45 às 16h45 Diálogos pedagógicos
17h às 18h30

Diálogos formativos IV

Tema: “As crianças, a infância e seus direitos: pesquisas e o Brasil de
hoje”
Convidado: Romilson Martins Siqueira

Atenção:
a) No dia 06/12, as atividades serão desenvolvidas no campus UFSCar Sorocaba, a partir das
18h. Endereço: Rod. João Leme dos Santos, Km 110, Sorocaba - SP, 18052-780.
b) Já no dia 10/12, a jornada iniciará às 8h, no espaço ETC da UFSCar. Endereço: R. Maria
Cinto de Biagi, 130 - Jardim Santa Rosália, Sorocaba - SP, 18095-410.

Contamos com sua presença e participação!