Convite para 3º Encontro “Núcleo Com-Vida” – Escutar

No dia 03 de agosto, das 19h às 20h, o Núcleo de Educação e Estudos da Infância da UFSCar e o Grupo de Pesquisas a Respeito das Crianças, Educação Infantil e Estudos Da Infância (CRIEI/UFSCar), realizará o encontro com a Bruna Ribeiro, que é doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).

Convite para 3º Encontro “Núcleo Com-Vida” – Escutar

No próximo dia 03 de agosto, das 19h às 20h, o Núcleo de Educação e Estudos da Infância da UFSCar e o Grupo de Pesquisas a Respeito das Crianças, Educação Infantil e Estudos Da Infância (CRIEI/UFSCar), realizará o encontro com a Bruna Ribeiro, que é doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio doutoral em Pamplona (Espanha), sob supervisão do profº Drº Alfredo Hoyuelos, realizando estudos de aprofundamento no Núcleo de Estudos Avançados da Infância na Universidade Católica Portuguesa (UCP), situada em Porto/Portugal, sob supervisão da profª Drª Julia Oliveira-Formosinho. Autora do livro Pedagogia das Miudezas:
Saberes necessários a uma pedagogia que escuta (2022), entre outras publicações nacionais e internacionais.

Título: Pedagogia das Miudezas: saberes necessários a uma pedagogia que escuta
Resumo da proposta: Assumir uma pedagogia que seja leal às crianças e seus saberes pressupõe a compreensão da escuta como matéria prima essencial e sustentáculo das pedagogias participativas e a constatação de que será necessária a aprendizagem profissional da escuta. Mas por onde começar? Qual a gramática da escuta, ou seja, os conhecimentos indispensáveis para a consecução de uma pedagogia da e que escuta no cotidiano pedagógico das unidades de educação infantil? Que saberes são necessários para quem busca caminhar do mero ouvir para a escuta profissional? Essas e tantas outras questões permearão nossas reflexões que tem por objetivo convidar profissionais que atuam com as infâncias a se juntarem à tecitura de uma Pedagogia das Miudezas que dê testemunho da grandeza das crianças.

Na atividade, a mediação será feita pela Doutoranda em Educação na UFSCar Profa. Thaise Vieira de Araujo e pelo Mestrando em Educação na UFSCar Vicente Godinho, integrantes do Núcleo de Educação e Estudos da Infância e do Grupo de Pesquisas a Respeito das Crianças, Educação Infantil e Estudos da Infância (CRIEI), da UFSCar campus Sorocaba.

As vagas são limitadas, o encontro será online e gratuito. As inscrições serão realizadas por formulário até as 10h do dia 03 de agosto, com o link: https://forms.gle/RfhQSkU29V4vjGaF8

Haverá certificação para os presentes na atividade síncrona. Essa ação é a terceira da série de 2022: “Núcleo Com-Vida”, ciclo de diálogos
e conhecimentos a respeito das crianças e da Educação Infantil, que ocorrerá uma vez por mês, virtualmente, um o convite para pensar e realizar processos formativos, buscando promover circulação de conhecimentos e práticas na áreas da educação infantil e estudos da infância, a partir do encontro com professoras/professores, pesquisadoras/pesquisadores e outros profissionais que se dedicam ao complexo movimento de educação das crianças, considerando, principalmente, as condições e urgências que nossa realidade atual exige.

Sua presença é bem-vinda!