Ciclo de Debates na Pós Graduação - "Infâncias e Educação Infantil: perspectivas em pesquisas e formação"

Convite à participação - Ciclo de Debates na Pós Graduação: "Infâncias e Educação Infantil: perspectivas em pesquisas e formação"

O ciclo de debates "Infâncias e Educação Infantil: perspectivas em pesquisas e formação docente" está inserido no contexto da pós-graduação em Educação, pretendendo abordar especificamente as infâncias e a Educação Infantil na perspectiva da formação e pesquisa, observando: metodologia de pesquisa com crianças e na Educação Infantil; os contextos educativos, os processos implicados na Educação das crianças e na formação docente e as especificidades da infância, ancorada em discussões teóricas pautadas principalmente no campo teórico dos Estudos da Infância e de Pedagogia(s) para a Educação Infantil. Os encontros ocorrerão às terças-feiras, num total de cinco, de 26 de abril a 24 de maio, das 14h às 16h30, e contará com pesquisadoras e pesquisadores do campo para dialogar e fomentar a discussão juntamente a estudantes da graduação e pós, docentes e a comunidade interessada pelo assunto. A atividade tem formato de aula aberta e participativa, gratuita, sendo necessária inscrição prévia. A organização é do Núcleo de Educação e Estudos da Infância – UFSCar.

26 de abril de 2022 - Encontro I - Tema: Estudo de Pedagogia na educação de infância: questões metodológicas de um estudo de caso etnográfica. Apresentação e debate com a professora Maria Assunção Folque (Universidade de Évora/Portugal).

03 de maio de 2022 - Encontro II - Tema: Estudos da Infância, Filosofia da Diferença e infâncias: Educação Infantil e as crianças negras Apresentação e debate com as professoras Ellen de Lima Souza (UNIFESP) e Edmacy Quirina de Souza (UESB)
10 de maio de 2022 - Encontro III – Tema: Infâncias e Educação Infantil – questões curriculares e proposas pedagógicas na creche. Apresentação e debate com a professora Sara Barros Araujo (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE-P.Porto/Portugal)
17 de maio de 2022 - Encontro III - Tema: Infâncias e Educação Infantil: formação docente, políticas públicas para crianças pequenas desdebebês. Apresentação e debate com Angela Maria Scalabrim Coutinho (UFPR)
24 de maio de 2022 - Tema: Infâncias, crianças e educação: tempos e espaços habitados. Apresentação e debate com as professoras Marcia Gobbi (USP) e Fernanda Leal (UFCG)

A respeito da nossa convidada e tema do dia 26 de abril de 2022:
Maria da Assunção Folque é doutorada em Educação pelo Institute of Education, University of London (2008); Foi Educadora de Infância (1981-1993) e atualmente é Professora Auxiliar no Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora e diretora da Licenciatura em Educação Básica na mesma universidade. É membro integrado do Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP-EU) no qual coordena o tema Formação e Desenvolvimento Profissional; Áreas de investigação: Pedagogia da Educação de Infância; Educação para a Sustentabilidade na Infância; Qualidade na Educação de Infância; Escuta de crianças; Desenvolvimento Profissional de Educadores de Infância e Professores do 1º CEB, utilizando as teorias socioculturais de aprendizagem e desenvolvimento, nomeadamente a Teoria da Atividade.

Sugestões de leituras:

FOLQUE, Maria Assunção; VAZ-VELHO, CATARINA. O aprender e o bem-estar como conceitos complexos construídos por crianças pequenas. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) biográfica, v. 5, n. 15, p. 1191-1211, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9021

FOLQUE, Maria Assunção. Reconstruindo a cultura em cooperação mediado pela pedagogia para a infância do Movimento da Escola Moderna portuguesa. 2014. Disponível em: https://dspace.uevora.pt/rdpc/handle/10174/18090

Para quem se interessar, o link para inscrição para o dia 26 de maio é: https://forms.gle/Hhv3GJdG9r2dei9Z9

Haverá certificação (por encontro). As vagas são limitadas.
Contamos com sua presença!